PT | EN

fundo para fotografia de flat lay

Entre as perguntas mais frequentes que recebo sobre flat lays estão as relacionadas ao fundo das fotos. Muita gente tem dúvidas sobre como escolher a melhor opção ou como deixar bem branquinho ou, ainda, sobre variações que possam deixar as fotos ainda mais criativas.

Atualmente a maior parte das minhas fotos tem fundo branco. No início, como mostrei inúmeras vezes no Instagram stories do @coolflatlays, eu fotografava usando a parte superior de um armário branco. Desde então já experimentei muitas outras opções, desde cartolina, EVA, lençol, lona impressa… mas optei pelos revestimentos cerâmicos.

As razões são muitas: praticidade, fácil de limpar, relativamente leve e fácil de carregar para outros lugares caso queira trabalhar com outra luz, infinidade de cores e texturas. Além disso, escolhi peças quadradas que facilitam muita a montagem das fotos já no formato do Instagram.

Como eu disse, tenho preferencialmente usado fundo branco nas fotos, por isso escolhi revestimentos claros, apenas com um leve efeito marmorizado. Aqui em cima estão as duas variações que mais uso: uma placa quadrada com efeito marmorizado e outra hexagonal com a mesma textura.

fundo para fotografia de flat lay

ELIANE: PLACE AC 60X60CM 

Ambas as peças são da Eliane, aqui em cima está a referência do quadrado maior. Esse é o fundo mais frequente das minhas fotos. O efeito marmorizado é discreto, mas deixa as fotos com um ar mais natural já que o branco não é tão chapado. Além disso, a peça tem acabamento acetinado, por isso não brilha e não interfere nas fotos.

Esse revestimento é vendido em caixas com 4 unidades. Eu fotografo peças pequenas e tenho pouco espaço em casa, então atualmente uso somente uma unidade. Mas se você tem espaço ou quer fotografar composições maiores com looks ou outros tipos de peças, as 4 unidades serão perfeitas para montar um quadrado maior.

ELIANE: PLACE T-3000 HEX AC 30X30CM

Já a opção hexagonal vem em peças recortadas menores, como aquela na primeira foto do post. Aqui em cima está a referência deste revestimento que também é da Eliane. E, assim como a opção anterior, ele também tem acabamento acetinado, por isso não brilha nas fotos.

Esse revestimento é vendido em caixas com 10 unidades. Para as fotos do @coolflatlays eu uso 4 unidades que se juntam como um quebra cabeça e formam um quadrado maior. Caso você precise de um fundo maior basta unir mais peças.

E se você curte flat lays e pesquisa referências por aí, já deve ter visto esse fundo hexagonal em inúmeras fotos. É uma ótima opção para variar um pouco e deixar as fotos mais interessantes.

DECORTILES: SIXTIES WHITE 30X30CM 

Por fim, uma outra opção que também já apareceu nas minhas fotos do @coolflatlays é o revestimento Sixties da Decortiles. Particularmente esse é o meu favorito aplicado à ambientes e aqui fica um pequeno spoiler da minha futura casa!

Foi ele que usei na foto acima, e a variação em relação ao hexagonal da Eliane é pequena. O Sixties é liso, sem efeito marmorizado e tem o acabamento mais brilhoso. Para as fotos eu prefiro o Hexagonal da Eliane, pois o espaço para o rejunte entre as peças é menor e fica mais discreto. Repara só como no Sixties você consegue ver a telinha que liga as peças. É um detalhe, mas pra mim faz diferença!

Esse revestimento vem em caixas com 22 unidades. Semelhante ao Hexagonal da Eliane, eu uso somente 4 unidades que juntas formam um quadrado.


Como eu citei lá no começo do post, uma das vantagens dos revestimentos cerâmicos é a infinidade de tamanhos, cores e texturas disponíveis. Basta uma olhadinha rápida no site da Eliane e da Decortiles para vocês perceberem isso (tem cada revestimento maravilhoso!).

Então se você tem espaço e muita criatividade dá pra escolher inúmeras opções de fundos para as suas fotos. Enquanto isso eu sigo sonhando em ter um estúdio para poder trabalhar com todas essas opções e compartilhar aqui com vocês, claro!


Ainda ficou com dúvida? Tem alguma outra curiosidade sobre esse tipo de foto? É só deixar um comentário ou checar os meus outros posts sobre o assunto!

Mais sobre flat lays:

'