PT | EN

Dicas de fotografia

Na nossa pesquisa sobre que tipo de conteúdo vocês queriam ver no blog descobrimos que as dicas de fotografia estavam entre as preferências. Na verdade demorei até demais para fazer esse post, né? Sempre contei que um dos motivos que me fez ter um blog foi a minha paixão por fotografia que vinha muito antes da moda e será demais compartilhar um pouco mais sobre as nossas fotos com vocês.

Hoje com os looks du jour passo mais tempo na frente das câmeras, mas sempre dou um jeitinho de inventar uma foto ou outra de flat lay só para poder fotografar também. Todas as fotos de looks são feitas pelo Thiago, meu namorado. Vocês sabiam disso?!

Ele é engenheiro civil e eu sou formada em direito, não temos nenhuma formação técnica em fotografia ou algum curso em especial. Mas vou compartilhar um pouquinho do que aprendemos e de como fazemos as nossas fotos para o blog. Vamos começar pelo básico, a câmera que usamos e como fazemos a edição das fotos.


Qual câmera é usada para as fotos do blog?

Preciso começar dizendo que uma boa câmera faz sim diferença no resultado das fotos, mas não é tudo. Acho que o diferencial vem em saber fazer uso da luz, compor os detalhes, cores, ângulos. Mas isso é assunto para outro post. O bacana é saber que ninguém precisa de uma câmera caríssima para fazer boas fotos, ok?

Não vou falar de forma muito técnica sobre as câmeras porque confesso que não sei muito, a minha experiência é mais prática mesmo. Mas vou mostrar para vocês as 3 câmeras que já tive e com as quais fiz as fotos do blog até hoje.

Quando comecei o blog, lá em 2010, eu usava uma Nikon D40X. Eu queria uma câmera que trocasse as lentes, embora não soubesse direito nem como usa-la. Mas confesso que foi um upgrade e tanto depois daquelas máquinas compactas que todo mundo tinha.

Conforme o blog foi crescendo senti que precisava de uma câmera melhor e comprei uma Canon 50D usada, mais ou menos em 2012. E foi com ela que fiz quase todas as fotos do blog até o ano passado. Consegui comprar com um preço bacana e não é exatamente uma câmera extraordinária, sabe? Mas o resultado ta aí no blog e não me deixa mentir que ela pode sim ter fotos boas.

Desde junho do ano passado estamos usando a Canon 6D, aproveitamos a viagem a trabalho para Miami para comprar uma nova câmera que tivesse mais qualidade, ISO alto, um preço razoável, wi-fi e a opção de vídeos (será que o canal no Youtube sai esse ano?). A 6D entrega tudo isso e sentimos diferença já nas primeiras fotos que fizemos lá em Miami mesmo. Atualmente essa é a nossa câmera diária para todas as fotos e eu adoro os resultados com ela!

Com qual lente?

Quase todas as nossas fotos são feitas com a lente 50mm. Essa é uma das lentes mais baratas, mas tem um desfoque bacana que é algo que funciona bem nas fotos de street style. Agora estamos fazendo mais fotos internas e já estamos pesquisando outra lente para usar em ambientes menores. Quem tiver dicas, aceito!

As fotos do instagram são feitas com o celular?

Não, quase todas as fotos que posto no instagram são feitas com a Canon 6D. Não só as fotos de looks que também posto no blog, mas fotos de flat lay, detalhes ou com a Petite. Somente em eventos, selfies ou eventualmente uso a câmera do iphone. Embora a qualidade das fotos feitas com o celular também seja boa para postagens na internet, confesso que sinto muito diferença em relação à lente e demais ajustes que a câmera tradicional permite.

(sim, minha tela está quebrada, hunf!)

Com qual programa as fotos são editadas?

Toda a parte de escolha das fotos e edição é feita por mim. E nesse ponto devo dizer que não domino tanto as milhares de ferramentas disponíveis. Uso o Photoshop, mas somente os recursos básicos. Correção de cores, contraste, brilho, alinhamento, recorte…

Atualmente junto com o Photoshop também tenho usado alguns aplicativos no celular para edição, já que o processo é um pouco mais rápido e intuitivo. Aproveito que a Canon 6D tem wi-fi para passar as fotos diretamente para o celular, assim consigo editar e postar nas redes sociais.

Dicas de fotografia

Quais aplicativos são usados para edição?

Tenho 3 aplicativos de edição de fotos no celular e vou lista-los abaixo por ordem de preferência e frequência de uso.

Snapseed: o meu favorito! Acho fácil de usar e tem muitas ferramentas que permitem uma edição mais detalhada e localizada. Possui alguns filtros prontos para aplicar nas fotos, mas os meus recursos favoritos são a parte de ajuste de imagens (atmosfera + altas luzes + sombras) e também a ferramente pincel que permite clarear ou escurecer, mudar a exposição, temperatura e saturação em pontos específicos. Em resumo é isso, mas dava pra fazer um post só sobre o Snapseed!

VSCO: esse acho que todo mundo conhece né? Adoro os filtros, as vezes uma foto que parecia perdida acaba ficando ótima com eles. Basicamente é a única ferramenta que uso no app.

Enlight: tem coisas que não sei fazer no Photoshop mas sei fazer no Enlight e isso facilita muito a vida. Confesso que a parte de filtros e ajustes de cor não é a minha favorita, e sim as ferramentas para reformar e reparar a foto. Um exemplo: as vezes em uma foto de flat lat preciso apagar algum detalhe, digamos que o meu pé apareça na foto, com o Enlight isso é fácil e fica perfeito. Ele permite congelar determinadas áreas da foto e assim a ferramenta age somente no ponto que você determina. Uso especialmente para as fotos de flat lay!

Os ícones dos apps são esses aqui embaixo. O último é o aplicativo da câmera pra baixar as fotos direto no celular!


Começamos pelo básico: câmera e edição. Que tal essas dicas de fotografia mostrando um pouquinho mais do nosso trabalho? Se vocês tiverem alguma dúvida ou curiosidade especial é só escrever nos comentários que em breve tem mais!

Ainda sobre fotografia, já viu o meu post sobre flat lay? Flat Lay – seis dicas para uma foto perfeita.

Tags:
  • Beatriz Tucunduva

    Adorei as dicas, duas fotos são muito lindas, podia dar mais dicas de como o Thiago tira as fotos e as poses.

    • Ahhh, vou tentar fazer mais posts com dicas, inclusive em relação aos looks! ^^

      brigadão <3

  • Patrícia Grance

    Legal as tuas dicas, ajudam muito na edição de fotos, que fazem toda diferença!!
    bjos

  • Mila Cardoso

    Ameeei❤ Obrigaaada por ouvir teus leitores !!

  • Nice post dear 🙂

  • Oi, Flávia! Amei o seu post! Queria saber qual tipo de lente 50 vc usa, é 1.2, 1.4 ou 1.8?

    Obrigada, beijos :*

    • Oi Gerusa,

      Ah, é a 50mm 1.8! esqueci de mencionar no post!

      beijo grande

  • Diana Schneider

    Muito bom Flávia adorei!
    As suas fotos são incríveis
    Beijos
    Diana
    http://www.elainspira.com.br

    • Oi Diana, super obrigada! Fico contente que vc tenha gostado!

      beijo grande

  • prilikiti

    Adorei cada dica, vou baixar os app , beijão

    • Depois me conta o que achou deles! Se precisar de alguma dica, é só falar.

      beijinho

'