PT | EN

O primeiro grande parceiro do blog foi o Brechó da Neide. Lá em 2010 quando eu ainda estava aprendendo a montar looks e a conhecer o meu estilo descobri o brechó aqui em Criciúma. Entre uma arara e outra encontrei algumas das peças mais incríveis do meu guarda roupa (olha esse casaquinho bordado aí em cima!) e 7 anos depois muitas delas continuam entre as minhas favoritas.

A Neide foi uma grande amiga que acreditou no meu trabalho aqui no blog. Embora o brechó tenha fechado há alguns anos deixando muita saudade, ainda hoje as peças dela me inspiram e me ensinaram muita coisa bacana nesses anos de garimpo.

E já que a gente tem falado muito de consumo consciente e sobre repensar nossos hábitos de consumo, achei que valia um post especial aqui no blog. Separei as minhas 5 peças prediletas do Brechó da Neide – foi uma tarefa difícil porque só tenho pecinha maravilhosa de lá! E se essas minhas preciosidades não te conquistarem vale dar uma olhadinha nesses 5 motivos para comprar em brechó:

comprar em brechó

1. Peças únicas

Em brechós não existem araras com várias peças repetidas então pode ser a chance de levar pra casa uma peça única. E tem forma melhor de se expressar do que sendo singular?

Além disso, por não estarem presas à determinada tendência essas peças continuam sendo super usáveis após anos, não ficam obsoletas e não enjoam após alguns meses (ou semanas?) de uso.

2. Qualidade

Enquanto nessa logística de fast fashion as peças não precisam ter qualidade já que são descartadas e substituídas por outras rapidamente, em brechós você encontra peças de tempos em que a qualidade importava sim, e muito! Basta olhar nas etiquetas de composição das peças e no estado impecável delas mesmo após anos de uso.

E tem coisa melhor do que poder usar quantas vezes quiser aquela roupa que você tanto gosta e saber que ela vai continuar ali por muitos e muitos anos?

3. Preço

Existem muitos tipos de brechós né? Tem aqueles super cool, cheios de peças vintage e com uma curadoria bacana – em que o preço costuma ser um pouquinho mais alto – e tem outros também repletos de roupas incríveis e outras nem tanto, mas com precinho mais em conta. E esses aí são um paraíso pra quem gosta de garimpar e economizar.

A alegria de comprar uma peça maravilhosa por 60 reais é inexplicável. E encontrar uma saia incrível na caixa das peças de 20 reais? Só quem compra em brechó sabe o que é isso!

4. Sustentabilidade

Aumentar o ciclo de vida de uma peça significa dar uma nova chance ao que seria descartado e evitar o consumo e a produção frenética de novas peças. É bom demais dar vida nova a uma peça que antes estava parada. E essa percepção de que o que não serve pra gente pode ser muito útil para os outros torna as nossas escolhas muito mais humanas e conscientes.

5. Exercício fashion

Ao fazer as minhas comprinhas no Brechó da Neide eu costumava dizer que via potencial nessa ou naquela peça. Sabe aquele casaco que ninguém da nada quando está lá no meio da bagunça, mas que basta uma ajeitadinha aqui, um ajuste na costureira ou usar em um look bacana e instantaneamente a peça passa a ser desejo? Comprar em brechó é isso! E não tem forma melhor de experimentar, descobrir, testar novas fórmulas e estilos.

Quando a gente compra no shopping de certa forma tá só assimilando as tendências que já vem mastigadas pra gente, fazendo escolhas limitadas. Mas em um brechó a gente precisa treinar o olho e aprender a enxergar esse potencial nas peças. E isso é incrível!

comprar em brechó

Na semana passada rolou uma edição especial de brechó na minha loja do Enjoei, vocês viram? Desapeguei de algumas peças que comprei da Neide antes do brechó fechar. Eu as mantinha na esperança de um dia mandar ajustar, afinal o tecido valia a pena, a cor era maravilhosa, a modelagem era única… mas mesmo em compras de brechó não vale ficar acumulando em casa né? Isso eu estou aprendendo!

Me surpreendi porque várias peças foram vendidas logo, mas ainda tem algumas roupas disponíveis, confere lá:

enjoei.com.br/flavialinden


Atualmente já não compro tanto então estou meio desatualizada quanto aos melhores brechós. Vale procurar aí na sua cidade porque sempre tem um brechózinho, dos mais simples aos mais glamurosos, pra gente garimpar muito!

E eu pedi a ajuda da Ari (outra especialista em brechós!) pra indicar para vocês algumas algumas opções online e ela me passou uma lista bem boa, olha só:

Não Vivo semwww.naovivosem.com

Garimpáriowww.garimpario.com

Boutique São Paulo: boutiquesaopaulo.com.br

Alabama Hotelwww.alabamahotel.com.br

Vintage & Amigosvintageeamigos.com.br/

Brechó da Poppiwww.brechodapoppi.com.br/


O que acharam das minhas 5 peças prediletas do Brechó da Neide? Reconhecem algumas delas aqui dos looks du jours? Tem casaquinho bordado, estampas em preto e branco, blazer nude e casaco vermelho. Amo tanto essas peças!

E me contem, como é a experiência de vocês com brechós? Vocês curtem, nunca foram ou preferem lojas tradicionais?

'